Estacionamentos "em espinha" e os Funcionários #10

Monday, October 31, 2016

(Na onda da sátira "Funcionários" do livro "Quotidiano Delirante" do artista Miguelanxo Prado seguem mais umas estórias de pura ficção... estas minhas estórias são mesmo ficção, qualquer semelhança com a realidade serão pura coincidência).


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- Sr. Engenheiro, Sr. Engenheiro... - interpela o rapaz cheio de genica logo pela manhã de segunda...
- Bom-dia, calma rapaz, deixa-me lá primeiro acomodar, ainda agora cheguei.
O rapaz lá esperou e depois continuou:
- Tenho uma ideia para uma melhoria de mobilidade urbana seguindo as melhores práticas e as tendências atuais...
- Uiii, lá vens tu com essas modernices. Então conta lá - resmunga o engenheiro da velha guarda enquanto pega no seu jornal para ler as gordas.
- Ia no outro dia ali na Estrada da Outurela a subir em direção a Carnaxide e apercebi-me de uma outra pessoa a circular de bicicleta, mas ao passo de ir na estrada como deve ser ia no passeio, que já por si é diminuto, a incomodar os peões...
- Esses ciclistas incomodam toda a gente, se vão na estrada parecem umas tartarugas que não saem da frente, melhor irem no passeio, digo eu.
O rapaz não estava para discutir e lá deixou passar a provocação.
- Dizia eu... e ao interpelar a pessoa disse-me que tinha receio de andar na estrada pois os carros não respeitam o código e muitas vezes agem de forma agressiva.
- Agressiva? Apitar para sairem da frente não é ser agressivo, é até útil para o ciclista saber e sair da frente para não levar com um carro em cima. É um favor que lhes faço.
O rapaz lá deixou passar mais uma do engenheiro e continuou.
- Pronto, mas ali naquela estrada efetivamente com pouco custo poder-se-ia fazer uma melhoria significativa... a faixa de rodagem tem 4 vias de trânsito, duas em cada sentido, mas efetivamente tem apenas uma e meia pois a da direita está preenchida com veículos estacionados o que permitiria com pouco investimento alargar um pouco o passeio e ao lado desta fazer uma ciclovia unidirecional de cada lado, uma a subir e outra a descer, permitindo assim uma melhor segurança a quem não se aventura a ir para a estrada e anda pelo passeio.
- Hmmmm? Como assim?
- Veja aqui estes esboços e fotografias... - mostra o rapaz ao engenheiro.





- Bastaria criar uma zona à cota da estrada mas separada com um lancil para os veículos estacionarem paralelos como se fosse o passeio, mas com alguma distância de segurança para que as portas ao abrir não causassem perigo a quem está na ciclovia... parecida com aquela ciclovia ali em Tenheiras, quiça com um meio metro de "verde".

(ciclovia bi-direcional na Rua Fernando Namora em Tellheiras - Lisboa)

O engenheiro começou a mostrar genuíno interesse.
- Ó rapaz, isto é muito interessante, deixa cá ver bem isto.

(...)

Passado umas semanas o engenheiro veio dar a boa nova ao rapaz.
- Rapaz, aquela tua ideia deu frutos! Se não fosses tu e a tua visão enviesada da mobilidade urbana nunca teriamos chegado a esta solução.
- Então? - questionou o rapaz entusiasmado.
- Tenho a dizer-te que há estudos que garantem que as soluções de mobilidade nas urbes passam pelo incremento de infraestruturas e facilidades...
- Sim?? - continuava expectante o rapaz, incrédulo por finalmente fazer ver ao engenheiro que o futuro das grandes cidades passa por um conjunto de meios e não apenas os veículos de combustão particular.
- ... mas para comportar cada vez mais carros, que são sim o futuro!
- WTF?! Como assim? Mas afinal o que vamos fazer aqui para a Estrada da Outurela?
- Rapaz, como disseste e bem, havia ali meia via de trânsito que não servia de nada, pelo que fazendo as coisas bem feitas não é cá meter umas ciclovias unidirecionais ou melhorias dos passeios... o que vamos fazer é muito mas muito melhor... Vamos aproveitar o espaço e vamos fazer estacionamento "em espinha"!




- NÃÃÃOOOO!!!
- Sim, sim, já estamos a tratar de tudo... em menos de nada o estacionamento vai duplicar! É o futuro rapaz! Mas quais bicicletas...?! Ganha mas é juízo!»


Agora sem ser ficção, e a sério:
Os técnicos "inferiores" da CM Oeiras são mesmo limitados! E o executivo que lá está deixa muito a desejar! Quando todas as cidades europeias caminham para uma adequação aos meios ativos como andar a pé e de bicicleta com intermodalidade com transportes públicos estes técnicos continuam quarenta anos atrasados!!

Na capital de Espanha foi notícia isto, por cá continuamos com a cabeça na areia como as avestruzes!

"Hoy está prohibido aparcar en el centro de Madrid debido a la alta contaminación"
http://www.elmundo.es/madrid/2016/10/30/58164fda22601dce148b457e.html


POR CÁ HÁ GENTE QUE NÃO PERCEBE O MUNDO!

1 comment

  1. Carta aberta ao presidente da junta:

    Perigo de segurança na subida da estrada da Outurela junto à SIC

    Eu utilizo a bicicleta como meio de transporte à mais de 5 anos e desloco-me todos os dias para o emprego em Lisboa.
    Colocarem estacionamento em espinha na subida perto da SIC (estrada de outurela) irá causar problemas de tráfego e segurança entre bicicletas e carros.
    Por incrível que pareça a situação actual permitia que bicicletas e carros com precaução circulassem lado a lado e quando o fluxo aumentava os carros conseguiam, no espaço disponível pelo estacionamento ilegal, circular lado a lado.

    Criem condições para mais carros e muitos mais carros iram aparecer. É tudo uma questão de opções e penso que esta opção está errada.
    Carnaxide é uma zona demasiadamente congestionada de carros, no entanto criam mais condições para aparecerem mais carros. Não percebo como secontinua a ceder mais espaço publico para os carros. Quanto mais espaço se ceder, mais iram aparecer. Existem estudos que o comprovam.

    ...

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